Projetos Educacionais

A educação forma um dos três grandes pilares de um geoparque. É fundamental que esse eixo seja trabalhado de forma ampla para que todos os segmentos da educação conheçam e apliquem os princípios da geoconservação, a noção de patrimônio cultural e histórico e os valores preconizados pela UNESCO. O projeto Geoparque Uberaba vem desenvolvendo estratégias para envolver a Secretaria da educação, diretores de escolas, professores e estudantes em ações que contribuam com o conhecimento e a valorização do patrimônio geológico, histórico, ecológico e cultural do território, a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável da região preconizando Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).



Formação dos Professores da Rede Municipal de Ensino

Os signatários do Projeto Geoparque Uberaba Terra de Gigantes UFTM, ABCZ, Prefeitura de Uberaba, Sebrae MG e, recentemente, com parceria do IFTM, promovem o curso 'Educar para transformar a Terra de Gigantes'.
O curso, promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, formado por colaboradores do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, do Museu do Zebu e da Casa do Educador da Prefeitura Municipal de Uberaba, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEXT da UFTM, teve como objetivo promover a imersão dos professores para conhecerem na prática a materialização de funcionamento de um Geoparque.
Constituem o Grupo de Trabalho – GT de Educação Ambiental os professores da UFTM Flávio Henrique Dias Saldanha (História); Fabrício Anibal Corradini (Geografia); Wagner Rodrigues da Silva (Ciências Biológicas); Thiago Marinho (Ciências Biológicas); Catarina Teixeira (Ciências Biológicas); Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (Educação do Campo); os servidores técnico-administrativos da UFTM Luiz Carlos Borges Ribeiro (geólogo/CCCP) e Paula Cusinato (DDCULT/PROEXT); Lúcia Lacerda Cruvinel (turismóloga/Prefeitura Municipal de Uberaba); Bruno Garcês (Química/IFTM); Thiago Riccioppo (Museu do Zebu/Casa do Educador e ABCZ); Rodolfo Nogueira e Júnior Afonso, representando o setor empresarial do município.
Iniciativa iniciada em 2021, oportunidade em que ocorreram duas edições dessa ação, continuou em 2022 com uma turma. O curso é oferecido pela Casa do Educador Dede Prais – CAED, e está dividido em módulos teóricos e imersivos, com experiências de aprendizagem não formal “in loco” em diversos ambientes do município.
Os dois primeiros encontros imersivos ocorreram no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, onde os professores das escolas municipais da rede de ensino de Uberaba conheceram a proposta deste geossítio, o Museu dos Dinossauros e a realidade da comunidade. Noutro momento foi possível conhecer parte da Geodiversidade do município de Uberaba, houve a visita a Mogiana, Geossítio Univerdecidade e o Geossítio Serra da Galga. Nestes ambientes foram apresentadas nas formações rochosas suas especificidades, o tempo geológico, bem como as condições específicas para o surgimento de fósseis. Participou também desses encontros, outra turma na parceria da CAED e UFTM, intitulada “Pedagogicidade dos espaços: conhecendo o território de Uberaba”.

*No último sábado, 4/06/2022, de maneira presencial, ocorreu no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP o 3º Encontro do curso de Formação de Professores da Rede Municipal de Ensino - Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.
O curso da edição de 2022 aconteceu no dia anterior ao Dia do Meio Ambiente, e teve como objetivo promover a imersão dos professores para conhecerem na prática a materialização do funcionamento de um Geoparque. Outras turmas serão formadas, também presencialmente nos geossítios e sítios histórico-culturais do projeto até outubro deste ano.



PROTEU

O Programa de Treinamento de Estudantes Universitários (PROTEU), o qual se encontra em sua XVIII edição, é realizado pela UFTM, o projeto educacional voltado para a geoeducação possui como público-alvo alunos universitários que queiram obter uma imersão em paleontologia e geologia.
O programa atendeu alunos de várias universidades de todo país. O curso possibilita vivência prática teórica de escavação, preparação de fósseis, domínio da técnica screen washing, confecção de réplicas, oficina de paleoarte, leitura e debates de bibliografia especializada nesse tema. Uma verdadeira imersão em diversas vertentes da paleontologia

Figura xx- Alunos do PROTEU em campo, cachoeira Ponte Alta, ano 2019 Fonte: Acervo da CCCP, UFTM, 2021
Figura xx - Alunos do PROTEU em campo, cachoeira do “Pontilhão” Fonte: Acervo da CCCP, UFTM, 2021


Semana dos Dinossauros

Outro projeto da UFTM voltado à geoconservação, é a Semana dos Dinossauros, sendo que esta, geralmente ocorre no mês de outubro, um programa educacional focado no público infanto-juvenil realizado também pela equipe do CCCP da UFTM.
O curso compreende cinco dias intensivos de educação informal debatendo o tema da paleontologia de forma didática, interativa e com uma linguagem específica para o público jovem. A programação também compreende visita às escavações, palestras, oficinas pedagógicas e visita guiada pelo Museu dos Dinossauros. Dessa forma, são abordados os temas: paleontologia, dinossauros, geodiversidade e preservação ambiental de maneira lúdica e de fácil absorção educacional.
A partir de 2011, a Semana dos Dinossauros foi inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) fazendo parte do cronograma oficial, cujo objetivo é a promoção e divulgação da ciência em todo país .



Zebu na Escola

Além dos programas realizados pela UFTM, há programas executados pela ABCZ, tais como Zebu na Escola, Zebu na Universidade e Café com Prosa realizados pela Fundação Museu do Zebu “Edilson Lamartine Mendes” (LOPES; REZENDE, 2019).
O projeto Zebu na Escola foi desenvolvido para atender os alunos das escolas das redes municipais, estaduais e particulares. Os estudantes visitam o Parque Fernando Costa e o Museu do Zebu com visitas guiadas e apresentação de animais expostos na feira. Além de realizar diversas atividades como: gincanas, oficinas pedagógicas, mini fazenda sustentável e jogos interativos como o Zebu Games.

Figura xx- Oficinas na ABCZ Fonte: Arquivo do Museu do Zebu, 2021

Dessa forma, de maneira lúdica e interativa, os alunos aprendem sobre a história da pecuária zebuína no Brasil, e principalmente sobre os patrimônios culturais e históricos da cidade de Uberaba. Além disso, os jovens ganham a revista Turma do Zebuzinho, a qual possui diversas atividades as quais abordam sobre a história e a cultura do gado zebu, enriquecendo o material didático disponível para os alunos.



Zebu na Universidade

O projeto Zebu na Universidade promove a integração tanto do Museu quanto da ABCZ com as instituições de ensino superior. Os universitários, através de visitas guiadas e aulas técnicas, adquirem conhecimento sobre assuntos relacionados aos trabalhos técnicos ligados à pecuária, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural de Uberaba.

Figura xx- Aula técnica do Projeto Zebu na Universidade Fonte: https://www.abcz.org.br/noticias/noticia/22601/pmgz-corte-retoma-zebu-na-universidade-este-mes


Café com Prosa

O Café com prosa, outra ação realizada pela ABCZ, no Museu do Zebu, tem como intuito o encontro de personalidades do mundo da pecuária com alunos da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), ambas instituições de ensino superior.
O projeto visa o estudo, conservação e divulgação da história da cultura brasileira pelos seus pioneiros na criação dessa raça. Há uma rica troca de valores, experiências, de visão, oportunidade de vivência e convivência dos idosos com o público mais jovem e vice-versa.

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