03/09/2024

TERMO DE REFERÊNCIA SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO PARA O QUARTO FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE UBERABA - MG

 

Solicitante:       

ASSOCIAÇÃO GEOPARQUE UBERABA

________________________________________________________________________________________

 

  1. Objeto da Contratação

 

Contratação de serviços da Agência de comunicação para a realização da campanha publicitária da quarta edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba que será realizado de 01/10/2024 a 03/11/2024 em Uberaba.

 

  1. Público-alvo

 

O público-alvo do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba serão empresários do ramo de alimentação em Uberaba e região, que passarão por capacitações e terão seus pratos divulgados durante o circuito gastronômico e o evento de encerramento que contará com apresentações artísticas e musicais contando com a participação da comunidade de Uberaba e região.

 

  1. Realização do evento/serviço e data/horário de realização 

 

 

Evento: Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba

Data: Circuito Gastronômico: 01/10/2024 a 01/11/2024 / Evento de encerramento: 02 e 03 de novembro de 2024.

 

  1. Objetivos Específicos   

 

 

O Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba, este ano em sua quarta edição, tem como objetivos específicos promover os bares e restaurantes locais através de um evento de grande dimensão, no qual estarão presentes potenciais clientes; promover a geração de negócios, fomentando as vendas destas empresas; dar visibilidade às empresas locais do ramo de alimentação, divulgando marca, produtos e serviços e, por fim, fomentar a economia local como um todo, gerando oportunidades de trabalho e renda.

Já a proposta, a que se refere este termo, tem como objetivo principal contratar no mercado empresa especializada em comunicação para realizar a divulgação do circuito e do evento, a fim de criar material de trabalho para futuras divulgações, impulsionar a comunicação na mídia e alinhar a comunicação estratégica de marketing do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba com o mercado.

 

  1. Especificação do serviço

 

A empresa a ser contratada para executar os trabalhos de comunicação visual deverá ser uma agência de comunicação digital e física que tenha experiência em cobertura de eventos e que tenha boa reputação de mercado. Espera-se que a empresa seja capaz de realizar as seguintes entregas:

- Criação, gerenciamento e execução da campanha publicitária (online e offline) do Festival com alinhamento e aprovação do comitê gestor do evento. (Redes sociais, site e demais estratégias), a campanha terá início no dia 20/09 onde as artes abaixo mencionadas deverão estar prontas para produção.

- Gestão do tráfego dos anúncios e apresentação de relatório de cada campanha criada no “business.facebook” e “google ads”;

- Monitoramento (pixel) no site e nas redes sociais e utilização nas estratégias da gestão do tráfego (captação de leds, remarketing...);

- Criação de todas as artes relacionadas ao festival (Artes para as redes sociais, premiações, brindes, banners, displays de mesa, flyers, troféus, ebooks, comunicação visual do evento no que se refere ao circuito gastronômico que contará com 23 bares, restaurantes, as atrações musicais e demais estratégias a serem criadas, durante sua realização e materiais pós evento (Festival).

              Detalhamento do serviço a ser entregue:                  

  1. Apresentar a peça conceito e identidade visual até o dia 16/09;
  2. Entregar até 20/09 todas as artes relacionadas a seguir: Outdoor, roteiro de sopt de rádio de 30”, roteiro de VT para veiculação em televisão de 30”, display de mesa, windbanner, baideirolas e camisetas.
  3. Entregar até dia 27/09: Site configurado e ajustado; publicação das 23 artes dos pratos de cada participante no instagram do festival, criar arte do passaporte; fechar parceria com influenciadores e criação de flyers.
  4. Entregar até 11/10: Pórtico de entrada do evento, 23 testeiras, fundo de palco (Telão de LED), Backdrop instagramável, 6 artes de troféus (Idealização do modelo).
  5. Entregar uma publicação diária para redes sociais no período de 1/10 a 5/11, dentre essas publicações, deverá ser feito 1(um) vídeo reels para cada empresa, totalizando 23 vídeos.

 

 

  1. Justificativa e Contextualização

 

O Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba foi idealizado e lançado em 2021, celebrando o fim da “fase-crítica” da pandemia de Covid 19, que impossibilitou que muitos empresários e empreendedores do ramo de alimentação obtivessem seus resultados com integridade. Durante esse período, empresas passaram meses sem realizar vendas e diversos postos de trabalho foram encerrados. Muitos empreendimentos foram à falência e as empresas que se mantiveram no mercado precisaram ajustar suas estratégias para continuarem entregando seus produtos e serviços à sociedade.

Por outro lado, durante a pandemia, surgiram vários negócios informais no ramo alimentício, fruto de uma realidade de empreendedorismo por necessidade, refletindo o alto índice de desemprego no setor. Esta realidade, promoveu aumento ainda maior da competitividade no setor, o que representou mais um obstáculo para bares e restaurantes já estabelecidos na cidade de Uberaba – MG.

Neste cenário, o Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba surgiu como oportunidade para empresas do setor de alimentação obterem maior visibilidade no mercado local, captando mais clientes e fechando negócios. Além disso, o Prepara Gastronomia, trilha de capacitação que antecede o Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba, apresenta-se como instrumento vital para capacitar o empresário de forma técnica e gerencial, preparando-o para as adversidades de um mercado cada vez mais competitivo.

Outro ponto favorável e que justifica a realização do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba é o impacto social do mesmo, promovendo geração de trabalho e renda antes, durante e após sua realização, além de se apresentar como uma alternativa de lazer e entretenimento para a população uberabense. As edições de 2021 e 2022 e 2023 geraram várias oportunidades de trabalho para artistas locais e profissionais autônomos e contou com cerca de dez mil pessoas. Além disso, colocou Uberaba como referência regional na realização de eventos do tipo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Este evento é realização da Prefeitura Municipal de Uberaba através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Fundação Cultura de Uberaba em parceria com a Associação Geoparque, AMEE, Sebrae, Sinhores e Sindicomércio Uberaba. Com esta ação, deseja-se despertar nos empresários do ramo de bares e restaurantes a vontade, cada vez maior, de se destacar no mercado e obter melhores resultados.

O termo de referência pode sofrer alterações caso o comitê julgue necessário.

Se a sua agência tem interesse em participar da cotação dessa iniciativa, gentileza, encaminhar e-mail para contato@geoparkuberaba.com.br até segunda-feira, 09/09/2024, às 12h00.

Uberaba, 04 de setembro de 2024.

Responsável técnico pelo Termo de Referência:

Comitê Gestor do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba.         

English Version